terça-feira, 29 de maio de 2007

Stonehenge


A construção de Stonehenge, em Inglaterra, começou por volta de 3000 a.C. e muito se tem especulado sobre a sua finalidade e os responsáveis pela sua construção.


Muitos defendem que se tratava de um templo dedicado ao culto de antigas divindades terrenas, um observatório astronómico ou ainda um local sagrado de cultos funerários.


Edificada em três fases, ao longo de um período de 1400 anos, esta "grandiosa" obra contou com uma força de trabalho massiva estimando-se para a sua execução mais de 30 milhões de horas de trabalho.


Apesar de “rudimentares” estas edificações já foram materializadas sobre a forma de estruturas em pórtico, existindo dois pilares que apoiavam uma viga de pedra. Os primeiros “engenheiros” da Era de Bronze escavaram o solo com instrumentos feitos de chifres de veados e ossos de animais.


Esta construção conta com peças que pesam até 50 toneladas e com 5 metros de altura. É uma das candidatas às novas 7 maravilhas do Mundo.

3 comentários:

Curawong disse...

Tendo em conta que por volta da mesma altura algures no norte de África os egipcios começaram a edificação da primeira piramide (cerca de 2550 a.C.) com 147 m de altura, e td isto apenas em cerca de 20 anos...acho q podemos deduzir que a engenharia não era o forte dos povos da "Britânia":p
Agora fora de brincadeira: Stonehenge é uma maravilha envolta em misticismo pelo facto de não se saber ao certo a sua finalidade, originado-se assim muito espaço para especulação... a realidade é que a sua arquitectura permite "controlar" os ciclos solar e lunar e isto demosntra algum conhecimento matemético e astrológico... se calhar os bretões até eram bons engenheiros:)

Anónimo disse...

Humm...os ingleses sempre foram um pouco deficientes e com ar robusto, mas daí a decidirem unir-se todos pra carregar pedras enormes já é um exagero! Aposto que o United tinha sido campeão em 3000 a.c., daí alguém se lembrar da ideia.
Quem seria o engenheiro, o encarregado e o arquitecto? Será que já havia higiene e segurança no Estaleiro? A História ainda é pouco específica.

Unknown disse...

Eu acho que eles contrataram pessoal de Portugal para fazer tudo! O encarregado não faço a mínima, mas o arquitecto quase que aposto que foi o Siza!..O engenheiro..esse ninguém quer saber dele pra nada!:p
De facto Stonehenge é uma construção curiosa...Quem me dera ser uma mosquinha e voar no passado pra esclarecer esses mistérios todos...Será que ia encontrar o Asterix com uma dessas peças à costas??Bem..ele não andaria pra esses lados, pois não?..ehehe
Beijo grande pra lindona que manda neste blog!***