quinta-feira, 26 de julho de 2007

O multibanco nasceu há 40 anos!

A primeira caixa automática funcional do mundo foi instalada em Londres, a 27 de Junho de 1967, numa filial do Barclays Bank. A invenção é creditada a John Shepherd-Barron, que afirmou ter tido esta ideia enquanto tomava banho.
"Há muito tempo que tentava encontrar uma forma de aceder ao meu dinheiro em qualquer parte do mundo", declarou Shepherd-Barron à imprensa da época. A inspiração adveio das vulgares máquinas de venda de chocolates, "mas substituindo as guloseimas por notas".


As primeiras caixas automáticas aceitavam apenas uma ficha ou cupão de uso único, que era retido pela máquina. A ideia de um cartão reutilizável com PIN integrado coube a James Goodfellow, em 1965. Goodfellow experimentou o sistema em casa, com a sua esposa, concluindo que era mais fácil memorizar quatro algarismos do que seis, número que tinha inicialmente imaginado para constituir o código.


Hoje, existem cerca de 1,6 milhões de caixas automáticas, e o sistema português é considerado um dos mais avançados a nível mundial devido ao elevado número de funcionalidades disponibilizadas nos seus terminais.

Para que não seja apanhado desprevenido, eis alguns nomes por que são conhecidos os sistemas de caixa automática noutros países:


- Green Machine - Canadá
- Khodpardaz - Irão (a palavra significa "pagador automático" em persa)
- Night and Day - Nova Zelândia
- Caspomat - Israel
- Otto - Finlândia
- Pinautomaat - Holanda
- TYME Machine - EUA (a sigla significa "Take Your Money Everywhere", ou seja, "leve o seu dinheiro para qualquer sítio")
- Zidong tikuanji - China
- Saraph 'Ali - Árabe

2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente nao me lembro de ter levantado dinheiro no japão...nem de ver alguém a levantar, Mas eles são uns totós!
*

Unknown disse...

Muito bom!
A nossa representante internacional dá cartas em todos os cenários possíveis!
Seja nas danças folclóricas ou em concursos de Miss's internacionais, com curiosidades sobre a Coreia ou os joguinhos nos MBs japonokas.... Muito bem! =)
Mais uma vez:
PARABÉNS! **
Bjitos** (=