sexta-feira, 27 de abril de 2007

Insectos de patas para o ar

Os insectos, e também as aranhas, inventaram uma óptima maneira para derrotar as leis da gravidade e assim andarem nos tectos sem correrem o risco de cairem "cá abaixo"!
As moscas tem duas membranas em cada pata que estão equipadas com minúsculos pêlos. As primeiras teorias diziam que estes pêlos se fixavam em pequenos relevos nas paredes (difícil de explicar quando as moscas andam à vontade pelos espelhos), mas o que acontece é que as membranas das patas segregam uma substância pegajosa (uma autêntica gosma), à base de açúcares e óleos, que literalmente cola a pata à superfície.
É claro que a seguir vem a pergunta: mas afinal como é que se deslocam para poderem andar? Parece que a técnica varia com a espécie, mas vai desde o uso de "lâminas" para cortar a cola até processos de torção, puxão, etc..

4 comentários:

T e r e s a* disse...

Insectos.......baahhrrr! Moscas em cima de nós.....a largar a dita gosma! Dispenso, obrigada!
Os insectos só servem mesmo para se comerem uns aos outros......até gostava de saber porque é que lhes deram a tal "capacidade" de andar pelos tectos e paredes! Não lhes serve de nada quer dizer, serve para eles se divertirem e chatearem a nossa cabeça....mas disso tudo não levam grande coisa, nós tratamos sempre deles com uma "palmadinha!

Anónimo disse...

O que eu gosto mesmo é quando as burras das moscas vão contra os espelhos vezes sem conta!
Devemos estar cheias de gosma pelo corpo, só as vezes que elas pousam em nós na praia...

Anónimo disse...

O mais curioso é que, apesar de aprovados pela maioria como os seres mais repugnantes, todas as teorias comprovam que o mundo, no futuro, será rendido aos insectos. Muito após a era humana.
Não são os mais fortes que sobrevivem mas sim a espécie com maior capacidade de adaptação (leia-se insectos).

Curawong disse...

Moscas, aranhas, baratas...
Nada que uma boa lata de DUM DUM não resolva...
Ficam todos de patas para o ar! ;)