sábado, 7 de abril de 2007

Afinal quem inventou o telefone?

Desde sempre se ouviu dizer que o inventor do telefone foi Alexander Graham Bell, mas tal não corresponde à verdade.

Bell patenteou o seu telefone nos Estados Unidos no inicio de 1876, mas esta patente foi contestada repetidamente, aparecendo mais de um reivindicador para a honra e recompensa de ser o inventor original do telefone.


Antonio Meucci, um emigrante italiano, arquivou em 1871 um requerimento no Gabinete de Patentes dos Estados Unidos, e tentou convencer o Sr. Grant, presidente da Companhia Telegráfica de Nova Iorque, a experimentar o instrumento. A doença, consequência de um ferimento devido a uma explosão a bordo de um barco, retardou as suas experiências, e impediram que terminasse a sua patente. O instrumento experimental de Meucci foi exibido no exposição de Filadélfia de 1884, e atraiu muita atenção mas o modelo demonstrado não estava completo.


Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória da sua invenção, e acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell, que em 1876 patenteou a invenção como sua. Meucci processou-o, mas acabou por falecer durante o julgamento e o caso foi encerrado.


Assim, Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone, mas o trabalho de Meucci foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002 o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução No. 269 na qual se reconheceu que o inventor do telefone foi, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ahah!Eu já sabia!Mas foste tu que me disseste... "raisparta" o Bell, que ficou famoso às custas do outro! ;)*

Anónimo disse...

BOA NOITE! OLHA, MUITO OBRIGADA PELO SEU INTERECE DE PODER NOS AJUDAR POSTANDO ASSUNTOS QUE POSSAMOS UTILIZAR PARA OBTER-MOS MAS CONHECIMENTO, QUE É SEMPRE BOM APRENDER E AGRADEÇO POIS ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE QUEM INVENTOU O TELEFONE E VC ME AJUDOU MUITO HÁ PARABENS

Anónimo disse...

gostei muito do assunto sobre o inventou do telefone, maie estou escrevendo minha monografia que e justamente sobre telefonia,precisso de mais material e augumas bibliografias de alguem que falo algo sobre a telefonia, pode me ajudar? meu imail:clifson_iab@hotmail.com